quinta-feira, 15 de novembro de 2012

GESTALT.

A Gestalt, também conhecida como psicologia da forma, psicologia da Gestalt ou Gestaltismo é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, nos princípos do século XX.



 Max Wertheimer
(1880 - 1943)


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Wolfgang Köhler
(1886 -1941)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Kurt Koffka
(1886 - 1940)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Funda-se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. A psicologia da Gestalt desenvolveu estudos fundamentais acerca da percepção humana: relação figura e fundo, tendência em completar figuras, pregnância - quando vemos algo que não sabemos o que é tendemos a localizar no cérebro algo que se pareça com aquilo. Boa forma, etc.



Objetivo de estudo: percepção.


Em seu início, havia duas correntes na Gestalt, a dos dualistas e a dos monistas: os primeiros acreditavam existir uma percepção mental que diferiria da sensorial. Sendo assim, perceberíamos os elementos separadamente e só então eles formariam o todo através de uma ação do espírito, de uma percepção mental. Um desenho, por exemplo, não é um todo, mas o que estaria produzindo a forma total que percebemos, o que ligaria seus elementos seria o espírito.




Encontram-se nessa corrente muitos resquícios do atomismo psicológico, enquanto que os monistas realmente romperam com eles, ao sustentarem que as partes dependem mais do todo que ele destas, que é ele quem as determina. Para os monistas o esquema da percepção seria, basicamente: estímulos sensoriais > forma > sensação.


O todo da experiência pessoal é muito maior do que simplesmente a soma dos seus elementos constituintes.


Para os monistas, forma e matéria não são separáveis, os elementos de uma forma não existem em si, singularmente, isso só seria possível através de abstração. Todos os elementos aparecem ao mesmo tempo, e um observar o outro, um tornar um ou outro como figura ou fundo tornaria a experiência diferente. Cada parte é percebida como elemento formador do todo, pertencente a ele.




Os sete fundamentos básicos da Gestalt são:


1. Continuidade;
2. Segregação;
3. Semelhança
4. Unidade;
5. Proximidade;
6. Pregnância;
7. Fechamento.



Gestalt video: credito vivi20112011

Nenhum comentário:

Postar um comentário