quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A TEORIA DA COMUNICAÇÃO HUMANA: LINGUAGEM ANALÓGICA E LINGUAGEM DIGITAL.

A comunicação humana também é um  assunto de interesse da Psicologia, uma vez que ela interfere no comportamento das pessoas e na relação dos indivíduos entre si e com o mundo.
A comunicação humana é subdividida em três áreas: a SINTAXE, a SEMÂNTICA e a PRAGMÁTICA, sendo que todas são interdependentes.

SINTAXE = Abrange os problemas de transmissão de informação, referindo-se problemas de codificação, canais, capacidade, ruído, redundância, etc;
SEMÂNTICA = Preocupa-se com o significado, analisando o acordo entre o transmissor e o receptor com relação ao significado das simbologias;
PRAGMATISMO = Importa-se com a relação estabelecida entre a comunicação e o comportamento humano. Para  Charles Morris, o autor do Pragmatismo, os termos: comportamento e comunicação, são sinônimos. Pois, segundo ele, não é só a linguagem falada ou escrita que é comunicação, mas também todas as outras expressões que possam ter significados.


A Linguagem Analógica = É a comunicação não- verbal, é aquela que se expressa  por meio :dos gestos,da  postura, das expressões faciais,do ritmo, etc., podendo ainda ser representada pela arte, como o teatro e a dança de gesto corporal. É caracterizada pela semântica.


O teatro é um excelente exemplo de Linguagem Analógica.


A linguagem digital =  É a comunicação mediante as palavras, os dígitos e as simbologias que podem ser descritas verbal ou graficamente. É caracterizada pela sintaxe, carecendo de semântica. Exemplos: livros, revistas, cartas, entre outros.


Os livros são exemplos da Linguagem Digital, uma vez que se expressam mediante a grafia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário