quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BEHAVIORISMO.

Por volta de 1913 foi mencionado o termo Behaviorismo, iniciando uma nova visão, em um artigo que foi nomeado "Psicologia: como os behavioristas a vêem", por John B. Watson. behavior que significa comportamento, e ele definiu como: "Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural. A sua meta é a previsão e controle do comportamento...". Também pode ser denominada de comportamentalismo, teoria comportamental, análise de comportamento ou análise experimental do comportamento. Watson observava o comportamento como objeto da psicologia.

Assim nasce o Behaviorismo como uma reação ao estudo da consciência por si mesma e à Psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente.





Desde seu surgimento, essa teoria psicológica também é denominada de comportamentalismo ou condutismo. O chamamento de Watson foi em função dos estudos e experiências sobre o comportamento reflexo efetuados por I. Pavlov dando à psicologia um formato que os psicólogos da época vinham buscando, ou seja, a Psicologia tinha um objeto apreciável e observável para estudar e os experimentos poderiam ser diminuídos em diferentes sujeitos e condições. Essas possibilidades foram determinantes para que a Psicologia chegasse ao status de ciência. Watson defendia uma esperança funcional e lógica para a Psicologia onde o comportamento é estudado em função de variáveis do meio e os estímulos levando o organismo a darem determinadas respostas e isso em razão do ajuste do organismo ao seu meio por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos.





O Behaviorismo estuda as interações entre as ações do indivíduo (respostas) e o ambiente (estímulos); ou seja, a reação humana ao receber estímulos do ambiente.

Existem diversos tipos de teorias behavioristas, cada uma enfoca em uma forma de se estudar o comportamento humano.



Trailler do filme Clockwork Orange ou Laranja Mecânica.
Lançado na década de 60 e até hoje mencionado quando o o assunto é Behaviorismo.


O Behaviorismo divide-se em 3 tipos, que são o metodológico, radical e filosófico. E estaremos explicando no próximo tópico para conhecermos melhor cada um deles. 


São elas:

  •         O Behaviorismo Clássico  - que apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia então seria, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. O Behaviorismo Clássico parte do princípio de que o comportamento era modelado pelo paradigma de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clássico; ou seja; para esse tipo de Behaviorismo, o comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.

  •         O Behaviorismo Filosófico - também chamado Behaviorismo Analítico ou Behaviorismo Lógico, consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos.  Este Behaviorismo defende que a ideia de estado mental, ou disposição mental, é, na verdade, a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais. Nesta concepção, são analisados os estados mentais intencionais e representativos. Esta linha de pensamento fundamenta-se basicamente nos postulados de Ryle e Wittgenstein.

  •        O Behaviorismo Metodológico - baseando-se no ensinamento explicativo do comportamento publicamente observável da Psicologia, a qual observa que esta deve empregar-se do comportamento animal (humano e não humano) apenas quando possibilitar uma assistência pública para obter uma medição, ao contrário de ocupar-se dos estados mentais que possam produzir ou influenciar tais comportamentos. Desse modo o behaviorismo metodológico defende a existência da mente, mas ignorando quando explica sobre o comportamento. Nessa etapa os estudos mostram que as mentes não estão classificadas como objetos não utilizados para estudos.  Entende o comportamento apenas como respostas públicas dos organismos. A questão da observabilidade é central. Somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento. Esse tipo de behaviorismo foi objeto de estudo do psicólogo americano John Watson. E em contradição ao metodológico foi indicado o behaviorismo radical, objeto de estudo de Burrhus F. Sknner.


  •       O Behaviorismo Radical - O Behaviorismo Radical é uma filosofia da ciência do comportamento. Busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do indivíduo. É constatado por filosofia da Psicologia, pois sua tendência é explicar o comportamento animal - humano e não humano - se baseando no modelo de seleção por consequências e nos princípios do comportamento postulados pela Análise Experimental do Comportamento (AEC), enquanto as aplicações práticas fazem parte da Análise Aplicada do Comportamento. O psicólogo que está associado a esta linha do behaviorismo é o Berrhus F. Skinner.

é
Os principais behavioristas foram:


  •      John B. Watson - psicólogo estadunidense, considerado o fundador do  comportamentalismo.



John Broadus Watson.



  • Burrhus Frederic Skinner - psicólogo estadunidense que conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical. A base do seu trabalho refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante. O seu trabalho é o complemento e o coroamento de uma escola psicológica. Ele adotava práticas experimentais derivadas de física e outras ciências.


Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário